Memorial´32 Centro de Estudos José Celestino Bourroul na Bela Vista

Memorial´32 Centro de Estudos José Celestino Bourroul na Bela Vista

Voltada para o estudo e entendimento da Revolução Constitucionalista de 1932, o Memorial´32 Centro de Estudos José Celestino Bourroul na Bela Vista, foi se ampliando ao longo do tempo, à medida que seu colecionador compreendia a complexidade do tema que lhe era tão caro.

“Para se entender a Revolução de 32, dizia o Dr. José Celestino, havia que se ter uma mente ampla, de “bitola larga”, pois suas ramificações remontavam ao período colonial, com a formação da cultura, pensamento e modo de ser paulistas.

Por isso essa extraordinária coleção contém o que de melhor se publicou no Brasil sobre a história brasileira desde a colonização até os dias atuais, passando por biografias e perfis dos personagens mais destacados, polêmicos, esquecidos e marginalizados, mas que deixaram sua marca na história nacional.

Seu escopo abrange as obras fundamentais e fundadoras da etnografia, sociologia, etnologia brasileiras, com autores do porte de Herbert Balbus, Florestan Fernandes, Alceu Maynard Araujo, as obras de Alfredo Ellis Junior e Afffonso Taunay, pilares da história colonial brasileira e paulista, genealogia e várias obras raríssimas da literatura brasileira do início do século vinte, como as de Nutto Santana, Paulo Setúbal entre outros. Incorpora além disso, 200 títulos da famosa coleção Brasiliana, obras completas de Hélio Silva, David Nasser, Carlos Lacerda, Ruy Barbosa, Oliveira Vianna, Fernando Henrique Cardoso, só para citar alguns dentre tantos.

Sobre a Revolução de 1932, é completíssima, trazendo inclusive trabalhos ainda não publicados, rascunhos, cadernetas de campo de combatentes, álbuns de materiais forjados para a campanha, recortes de jornais da época, listas de contribuições, etc.

Memorial´32 Centro de Estudos José Celestino Bourroul na Bela Vista
Rua Benjamin Constant, 158 - Bairro Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01005-000
(11) 3104-5050





  Sobre o EncontraBelaVista
Fale com EncontraBelaVista
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Bela Vista no Facebook siga o Encontra Bela Vista no Twitter Encontra Bela Vista no Google+


Termos EncontraBelaVista | Privacidade EncontraBelaVista