Museu dos Óculos Gioconda Giannini na Bela Vista

Museu

Criado há onze anos, o Museu dos Óculos Gioconda Giannini na Bela Vista, oferece aos visitantes uma viagem de sete séculos pela história. Montada para ser apenas um passatempo, a coleção particular de Miguel Giannini transformou-se em paixão.

Ao comprar o imóvel onde está instalado o Centro Ótico, cresceu a vontade de transformar seu conjunto de peças antigas em exposição permanente.

Assim, nasceu o único museu de óculos da América. A mostra permanente mostra ao visitante todas as grandes tendências. Uma dessas coleções é a chinesa do século XVIII com duas peças originais e seus estojos de pele de peixe, usadas pela aristocracia 500 anos antes de Cristo.

A réplica dos primeiros óculos, descobertos na Alemanha, final do século XIII, mostra ao visitante a origem das armações e lentes para perto e como evoluíram para os demais modelos surgidos entre o século XV e XVI.

As coleções de pince-nez e lornhons com lentes graduadas expõem a criatividade dos artesãos dos óculos que, durante séculos serviram exclusivamente às elites européias. As lornhetes representam toda a sofisticação da moda feminina entre os séculos XV e XX.

Hastes fixas espiraladas ou retas só apareceram por volta de 1600, confeccionados à mão em metal ferroso, ouro ou prata com lentes para perto ou longe. A partir de 1930, o conceito de óculos mudou definitivamente.

Todos os modelos usados até essa década foram deixados de lado. As novas armações eram muito mais leves e elegantes. Surgia com sucesso o estilo Numont em duas versões: com aros superiores, para longe, e inferiores para perto.

Os anos 70 foram férteis para a modelagem industrial. Armações plásticas enormes e coloridas transformaram-se em uniformes para jovens contestadores dos anos rebeldes.

Foi a década dos longos cabelos, das mini-saias e das eternas calças de jeans. Nessa época, foi decretadas a liberação feminina, com a pílula anticoncepcional, a abertura do mercado de trabalho e a decadência da ditadura informal das grandes Maison da alta costura européia. Ninguém obedecia à moda vigente.

Cada um passou a vestir o que era mais confortável, sem se preocupar com conceito da elegância. Diante dessa revolução, os óculos seguiram a tendência que era liberdade absoluta.

Após 2000 anos, os óculos voltaram a ser acessórios como na China antiga. O acervo do museu tem hoje cerca de 600 peças, das quais 200 em exposição.

Horário de Atendimento
De Segunda à Sexta das 9 às 19hs
Sábados das 9 às 13hs

Museu dos Óculos Gioconda Giannini na Bela Vista
Rua dos Ingleses, 108 - Bairro Bela Vista - São Paulo - SP
Cep: 01329-000
(11) 3149-4000





  Sobre o EncontraBelaVista
Fale com EncontraBelaVista
Anuncie no EncontraBelaVista
Cadastre sua Empresa no EncontraBelaVista (grátis)



Termos EncontraBelaVista | Privacidade EncontraBelaVista


Bandeira da cidade de São Paulo