Teatro Sérgio Cardoso na Bela Vista

Teatro Sérgio Cardoso na Bela Vista A história do Teatro Sérgio Cardoso na Bela Vista, começa no ano de 1954, quando o ator e sua esposa, a também atriz Nydia Licia, caminhavam a pé pelo bairro paulistano do Bexiga , de madrugada, voltando das gravações do filme “O Incêndio”, e descobrem na Rua Conselheiro Ramalho o antigo Cine Teatro Espéria.

Vislumbraram no velho casarão abandonado, escondido atrás de um tapume e em vias de ser transformado em um mercado ou uma garagem, a oportunidade de realizar um sonho e ter um teatro próprio.

Contataram os proprietários do imóvel e formalizaram o aluguel do espaço por dez anos, com opção para mais cinco. O passo seguinte foi a busca de parceiros para a empreitada de reformar o edifício com o objetivo de transformá-lo no teatro mais moderno e confortável da cidade de São Paulo.

Para tanto, convidaram os engenheiros Otto Meinberg e Ricardo Capote Valente, que aceitaram o desafio. Assim foi fundada a Empresa Bela Vista, que seria responsável pela reforma e administração do teatro.

Em seguida, teve início uma exaustiva campanha para angariar sócios e fundos para concluir a obra. Paralelamente, fundaram uma Companhia com atores jovens e idealistas. Foi assim que, aos 31 anos, Sérgio criou, ao mesmo tempo, um teatro e uma companhia.

O teatro ficou pronto após dois anos de reformas e recebeu o nome de Teatro Bela Vista. O espetáculo de estréia, em 15 de maio de 1956, foi “Hamlet, Príncipe da Dinamarca”, de Shakespeare. Num texto traduzido pelo poeta Péricles Eugênio da Silva Ramos, a encenação contou com cenário e figurinos de Eduardo Suhr, música especialmente composta pelo maestro Enrico Simonetti e gravada pela Orquestra Sinfônica Municipal. Sérgio Cardoso foi o primeiro diretor brasileiro a dirigir e interpretar um texto de Shakespeare em São Paulo.

Em 1971, o Governo do Estado de São Paulo decidiu desapropriar o terreno do Teatro Bela Vista. Iniciou no mesmo ano a edificação de um teatro com modernas instalações, adaptáveis a quaisquer manifestações cênicas. Inicialmente projetado pelo arquiteto Ugo di Pace, o projeto passa a ser gerido pelo Grupo Soares Ramenzoni.

No dia 18 de agosto de 1972, quase um ano após o início da construção, um enfarte fulminante tirou de cena o ator Sérgio Cardoso. O Governo Paulista resolve homenageá-lo batizando o teatro com o seu nome. Como o projeto previa duas salas distintas, a maior delas recebeu o nome do ator.

Após interrupções e recomeços na obra, o teatro foi finalmente concluído em outubro de 1980, quando foi incorporado à Secretaria de Estado da Cultura, administrado pela Divisão das Casas de Espetáculos.

A inauguração do Teatro Sérgio Cardoso aconteceu em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Em 2004 o Teatro Sérgio Cardoso passou a ser administrado pela APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte. A partir deste momento teve os camarins, salas de espera e platéias remodeladas.

Teatro Sérgio Cardoso na Bela Vista
Rua Rui Barbosa, 153 - Bairro Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01326-010
(11) 3287-8844




  Sobre o EncontraBelaVista
Fale com EncontraBelaVista
Anuncie no EncontraBelaVista
Cadastre sua Empresa no EncontraBelaVista (grátis)



Termos EncontraBelaVista | Privacidade EncontraBelaVista


Bandeira da cidade de São Paulo