Túnel 9 de Julho na Bela Vista

Túnel 9 de Julho na Bela Vista
(foto atual do túnel 9 de julho)

O Túnel 9 de Julho na Bela Vista foi inaugurado no já distante ano de 1938 e é o mais belo dos túneis paulistanos ligando as zonas sul e oeste até a região central da Cidade de São Paulo.

Situa-se na Avenida Nove de Julho, às proximidades dos bairros Bela Vista na região central e Jardins, na zona oeste, fazendo o cruzamento subterrâneo desta avenida com a Avenida Paulista. Foi construído no local onde existia a antiga Avenida Anhangabaú.

Possui duas galerias independentes, cada uma com duas faixas de rodagem. No seu interior passam os ônibus do Corredor Santo Amaro-Nove de Julho.

Além da Avenida Paulista, ainda passa sob o MASP, o Parque Trianon e a Linha 2 do Metrô de São Paulo.

Histórico

Na época da construção do Túnel 9 de Julho na Bela Vista o crescimento urbanístico desenfreado ainda não havia chegado até os altos da Avenida Paulista.

Apenas casarões e o Belvedere destacavam-se sobre o túnel.

Nem mesmo um dos mais antigos edifícios daquela avenida, o Dumont-Adams havia sido erguido, o prédio do MASP só seria inaugurado em 1968.

Também na época não existia ainda a ponte da rua São Carlos do Pinhal e nem a Praça Nagib Ganme que fica localizada entre esta rua e os fundos do mirante do túnel.

Túnel 9 de Julho na Bela Vista
(foto antiga do túnel 9 de julho)






  Sobre o EncontraBelaVista
Fale com EncontraBelaVista
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Bela Vista no Facebook siga o Encontra Bela Vista no Twitter Encontra Bela Vista no Google+


Termos EncontraBelaVista | Privacidade EncontraBelaVista