Bela Vista recebe a partir de hoje a 6ª Balada Literária

Começa nesta quarta-feira, 16, uma balada diferente. Não será na Vila Olímpia, nem no Baixo Augusta. Haverá, sim, uma pedra no meio do caminho. E, em vez de apenas dançar e beber, os participantes, sobretudo, lerão, discutirão e respirarão literatura. É a 6ª Balada Literária, que até domingo, trará mesas com escritores e, em menor escala, shows, exposições e peças de teatro nas regiões de Pinheiros, Vila Madalena e Avenida Paulista. Toda a programação será gratuita e, para participar, o público deverá chegar uma hora antes de cada evento e retirar senha. A abertura de hoje, no entanto, já está com os ingressos esgotados (será o show Poemúsica, com Adriana Calcanhotto, às 21h, no Sesc Pinheiros).

O escritor homenageado deste ano é Augusto de Campos, que completou 80 anos em fevereiro. Usando recursos visuais como a disposição geométrica das palavras na página e a aplicação de diferentes tipos e cores, Campos foi um dos precursores da poesia concreta no Brasil.

Amanhã, às 17h30, o homenageado e o cantor Caetano Veloso participarão de uma mesa de debate no Centro Cultural B_arco, no bairro de Pinheiros. Eles falarão, respectivamente, de concretismo e tropicalismo. Mais cedo, às 14h30, na Livraria da Vila, os interessados na intermediação entre as linguagens da TV, cinema e literatura poderão conferir os escritores Adriana Falcão e Marçal Aquino discorrerem sobre o tema.

Na sexta-feira, os destaques ficam por conta da mesa literária da qual farão parte os escritores Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus”, e Índigo. O evento será na Livraria da Vila, às 11h. No mesmo local, às 16h30, será possível assistir também à palestra do britânico Edwin Williamson, biógrafo de Jorge Luis Borges. E, no Instituto Itaú Cultural, às 19h30, o cantor Tom Zé abordará poesia e música. “É bem capaz de ele dar uma palhinha”, diz Marcelino Freire, organizador da Balada Literária.





No sábado, às 11h, o dia começa com a escritora Adriana Lunardi falando de metáforas na Livraria da Vila. Às 14h, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, Fabrício Carpinejar conversará com autoras experientes e também com as estreantes Juliana Amato e Lorena Martins.

Uma boa opção para fechar esse dia é assistir, às 20h, no Instituto Itaú Cultural, à palestra com o escritor gaúcho João Gilberto Noll, ganhador de vários prêmios, entre eles, cinco Jabutis. Após a conversa, Noll atuará na peça de teatro “Solidão Continental”, de sua autoria. E para quem quiser curtir shows e exposições, ficam duas dicas: a mostra “Tempo Suspenso”, de Isabel Santana Terron, em cartaz desde o começo da festa, na Livraria da Vila. E para encerrar o evento, no domingo, às 20h, no Centro Cultural B_arco, show do cantor Aloísio Menezes.

Locais da Balada:

Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros). Tel. (011) 3082-5023.
Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37, Encontra Bela Vista). Tel. (011) 3285-6986.Centro Cultural B_arco (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros). Tel. (011) 3081-6986
Espaço Plínio Marcos (Praça Benedito Calixto).
Goethe Institut (Rua Lisboa, 974, Pinheiros). Tel. (011) 3296-7000.
Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, Paraíso). Tel. (011) 2168-1777
Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena). Tel. (011) 3814-5811.
Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros). Tel. (011) 3095-9400.

Fonte: Agência Estado





Deixe seu comentário

[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]