A
SPCVB - São Paulo Convention & Visitors Bureau na Bela Vista foi criada há 27 anos e na condição de primeira instituição do gênero na América do Sul.
O SPCVB tem como missão ampliar o número de visitantes na cidade e, consequentemente, aumentar o volume de negócios e o mercado de consumo, por meio da cadeia produtiva do turismo.
A entidade mantém relacionamento com todos os segmentos econômicos que, direta ou indiretamente, se beneficiam do turismo em São Paulo.
Também atua no desenvolvimento e implementação de ações promocionais de marketing para a capital paulista e, em alguns casos, para o Estado.
História da SPCVB
Na década de 60, os eventos de negócios já eram uma atração da cidade, graças à visão pioneira do empreendedor Caio de Alcântara Machado.
Acontecimentos como a Fenit - Feira Nacional da Indústria Têxtil, Mecânica - Feira Nacional de Máquinas e Equipamentos, Salão do Automóvel, UD - Feira de Utilidades Domésticas provocavam grande repercussão e atraíam um grande público de outras praças.
Estimulada pelo apoio das entidades empresariais das indústrias expositoras e pelo número crescente de visitantes, a Alcântara Machado Feiras de Negócios continuou ampliando seu calendário de eventos, incluindo aí a primeira grande feira voltada para o comércio exterior, Brasil Export, realizada em 1972.
Neste cenário, um grupo de lideranças empresariais ligadas ao turismo concluiu que já estava na hora de São Paulo ter um organismo que, unindo e coordenando as ações do segmento de eventos de negócios, atuasse em favor do desenvolvimento econômico da cidade como um todo.
No dia 11 de novembro de 1983, nascia a Fundação 25 de Janeiro - Central de Captação, Geração e Incremento de Eventos, o São Paulo Convention & Visitors Bureau, primeira instituição desse gênero na América Latina e que hoje conta com mais de 500 associados.
Trajetória
1984
O SPCVB realiza sua primeira ação sólida e promove o Curso para Operadores de Eventos, ministrado por professores da área e profissionais de todos os segmentos de turismo. A equipe também participa de diversos eventos na capital em busca de novas oportunidades de negócios.
1985
A fim de informar seus associados das atividades e novidades da entidade, o SPCVB estabelece uma comunicação direta por meio do São Paulo Convention & Visitors Bureau News – Informativo São Paulo Conventio Bureau. O ano também vê a criação do primeiro Folheto Institucional para associados, colaboradores e profissionais de turismo.
1986
O SPCVB organiza o São Paulo Halley Festival, idealizado por seu presidente João Dória Jr, com o objetivo de incrementar o fluxo de visitantes na capital e em Atibaia, Campinas, São José dos Campos e Guarujá, onde o cometa poderia ser observado.
A grande quantidade de eventos da capital resulta em um Guia Turístico de São Paulo, inclusive com lançamento no Rio de Janeiro.
1987
O SPCVB comemora a receita da cidade com turismo de negócios: US$ 500 milhões, além de 2,8 milhões de visitantes em congressos e feiras.
1988
Com cinco anos de existência, o SPCVB recebe no Rio de Janeiro o troféu Destaque de Turismo, do jornal Última Hora e da TV Bandeirantes, pelo trabalho desenvolvido na promoção da capital.
1989
O ano marca a presença internacional da entidade com sua primeira exposição fora do Brasil. A International Confex, em Londres, conta com 350 expositores de importantes segmentos do turismo.
Em setembro, foi lançado o Livro de Ouro, com a finalidade de arrecadar doações de empresas e associações de classe em prol da fundação.
1990
Após 10 anos de esforços contínuos do SPCVB e do segmento turístico, a proposta do retorno da realização da Fórmula 1 para a cidade é aprovada por sua prefeitura. Em março a entidade participa pela primeira vez da coordenação do receptivo do evento.
1991
Grandes eventos encontram em São Paulo o local e o público ideal para exposições, tornando-se frequentes. O destaque fica para o setor médico, o que mais utiliza seus serviços e equipamentos.
1993
Concedida a abertura do comércio nos domingos que antecedem datas comemorativas como o Dia dos Pais , Dia das Mães e Natal, o SPCVB lança a campanha dos domingos úteis. A adesão dos principais shoppings centers é maciça, e os resultados superam expectativas, beneficiando a cidade como um todo e oferecendo mais um atrativo na recepção de eventos.
1997
O ano comemora a abertura total do comércio paulista aos domingos. A campanha de Abertura do Comércio aos Domingos do SPCVB fortalece o turismo na cidade.
2002
O SPCVB lança sua campanha São Paulo é Tudo de Bom com pacotes promocionais que convidam o turista a aproveitar a grande diversidade de atrações da capital.
2003
A captação de 11 grandes eventos nacionais e internacionais pelo SPCVB gera 82.100 pernoites nos hotéis da cidade. Segundo o ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), São Paulo fica acima de cidades como Nova York, Toronto e Boston. O turismo de eventos no País apresenta uma receita de R$ 44 bilhões.
2006
A campanha São Paulo é Tudo de Bom ganha força com a presença de celebridades que representam cada faceta das múltiplas atrações que a cidade oferece. As Festas e Eventos Socias por Amaury Jr.; a Gastronomia por Ana Maria Braga; a Cultura por Regina Duarte; os Negócios por João Dória Jr.; as Baladas por Luciano Huck e a Diversidade por Luana Piovani.
2007
A campanha São Paulo é Tudo de Bom cresce e aparece. Em sua segunda fase participam Emerson Fittipaldi, Hebe Camargo, Angélica, Serginho Groisman e Gustavo Rosa, que representam respectivamente a força do esporte, a versatilidade das compras, a estética e a beleza natural, a riqueza cultural da cidade e o poder das artes visuais.
2008
Inspirada na campanha São Paulo é Tudo de Bom, a Escola de Samba Mocidade Alegre desfila no Carnaval com o samba-enredo “Bem-Vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é Tudo de Bom!”
O SPCVB comemora 25 anos de existência e é uma das vencedoras do Marketing Best 2008, o terceiro prêmio para a entidade.
2010
São Paulo confirma presença no Top 20 do ranking da ICCA, com 79 eventos cadastrados, contribuindo para colocar o Brasil no 7º lugar no ranking mundial.
Programa Bem Receber
Criado em 2006, o Programa Bem Receber reúne uma série de ações para cativar visitantes de negócios e lazer por meio de ações de boa receptividade.
Em quatro anos de atuação, o SPCVB capacitou mais de 3000 profissionais entre taxistas, policiais militares, concierges e recepcionistas de hotéis, servidores da guarda civil municipal e agentes de trânsito da CET.
Estes profissionais recebem orientação sobre como atender bem e encantar o visitante que chega à capital paulista, seja a negócios ou a lazer.
Campanha São Paulo é Tudo de Bom
Criada em 2006, a campanha buscava a valorização da cidade de São Paulo. Em 2006 e 2007, celebridades de diversos segmentos emprestaram sua imagem para enaltecer a metrópole.
Em 2008, a campanha pulou o carnaval em uma parceria inédita com a Mocidade Alegre, que levou para o Anhembi o samba-enredo Bem vindo a São Paulo. Sabe por quê? Porque São Paulo é tudo de Bom!
Em 2010, o SPCVB deu início à quarta fase da campanha São Paulo é Tudo de Bom.
Concebido pela agência Reinu, o projeto contempla peças publicitárias, produção de videoclipe e mobilizações na rede social.
A meta é despertar o orgulho do paulistano por sua cidade e apresentá-la como destino obrigatório para visitantes.
.
Foram produzidas seis peças inspiradas nas temáticas Gastronomia (São Paulo - de Roma a Cidade do México em 10 minutos), MegaEventos (São Paulo para megaeventos de qualquer tamanho), Nacionalidades (Conheça as Tóquios de São Paulo), Moda (São Paulo - você escolhe o número 38, 42 ou 380), Fique mais um Dia (Quando vier a São Paulo Fique mais um Dia) e Diversidade (São Paulo combina com todas as cores).
SPCVB - São Paulo Convention & Visitors Bureau na Bela Vista
Endereço: Alameda Ribeirão Preto, 130 - 12º andar - Conj. 121/122 - Bairro Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3289-2875
Site Oficial: www.visitesaopaulo.com
E-mail: atendimento@visitesaopaulo.com