Bela Vista: Casa das Rosas apresenta eventos com Luiz Costa Lima

Internacionalmente reconhecido como um dos principais teóricos da literatura contemporânea, o professor emérito da PUC-RJ, Luiz Costa Lima, participa de eventos na Casa das Rosas dias 28 e 29 de agosto.

Costa Lima ministra a palestra Haroldo de Campos frente a “Meu tio o Iauaretê” a partir das 19h30 da terça-feira, 28, onde apontará aspectos da relação de Haroldo de Campos com Guimarães Rosa, tendo como base o conto “Meu tio o Iauaretê”, originalmente publicado em jornal (1961) e, postumamente, no livro Estas histórias, de 1969.

Quarta-feira, 29, também às 19h30, Costa Lima, Frederico Barbosa, poeta e diretor da Casa das Rosas, o escritor Marcius Cortez  e o jornalista e ensaísta Eduardo Sterzi participam de uma mesa-redonda sobre a obra de Sebastião Uchoa Leite. Na ocasião, Luiz Costa Lima autografa dois novos livros:A ficção e o poema (Companhia das Letras), em que prossegue a conceituação demímesis no sentido de apreender a especificidade da poesia; e Sebastião Uchoa Leite: resposta ao agora (Dobra Editorial), ensaio sobre o poeta do qual Costa Lima foi um dos principais intérpretes.

BIOGRAFIA





Luiz Costa Lima, teórico e crítico literário, é professor emérito da PUC-RJ. Em 2004, recebeu, da Alexander von Humboldt-Stiftung (Alemanha), o prêmio de pesquisador estrangeiro do ano. Sua obra O controle do imaginário e a afirmação do romance (2009) recebeu os prêmios de ensaio da Biblioteca Nacional e da Academia Brasileira de Letras. Sua conceituação de mímesis e ficção perpassa sua trajetória como teórico, registrada em dezenas de livros.

SERVIÇO

Luiz Costa Lima na Casa das Rosas

PALESTRA

Haroldo de Campos frente a “Meu tio o Iauaretê”
Por Luiz Costa Lima.
Terça-feira, 28 de agosto, às 19h30.

LANÇAMENTOS E MESA-REDONDA

A ficção e o poema / Sebastião Uchoa Leite
Com Luiz Costa Lima, Frederico Barbosa, Eduardo Sterzi e Marcius Cortez.
Quarta-feira, 29 de agosto, às 19h30.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37
De terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas; domingos e feriados, das 10 às 18 horas
(passível de alteração, de acordo com a programação).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
E-mail: contato@casadasrosas.org.br.
Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74.





Deixe seu comentário

[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]