Casa das Rosas, na Bela Vista, comemora aniversário com a tradicional Rave Cultural

A proposta desta edição é aproximar o universo dos Quadrinhos e Zines com música e Saraokê. Durante o evento também será lançado livro com a história da Casa das Rosas.

Em dezembro de 2004 a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo deu um novo destino ao casarão da Av. Paulista: a Casa das Rosas passou a se chamar Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O aniversário desta transformação é comemorado todos os anos com a tradicional Rave Cultural. A edição deste ano acontece no dia 14 de dezembro, com a realização de diversas atividades no local.

A proposta do evento é reunir expressões artísticas para celebrar o espírito de diversidade e de abertura a várias atividades que caracterizam o trabalho da instituição em torno da poesia. O tema deste ano é Caligrafias, na qual reunirá a produção de quadrinhos e zines e realizará uma homenagem a obra do poeta Edgard Braga.

Durante a festa, haverá também o lançamento do livro O Jardim das Resistências – Uma história da Casa das Rosas, da jornalista Ana Maria Ciccacio, no qual é contada a história da Casa das Rosas desde sua construção na década de 1930 até a contemporaneidade do museu.

Confira a programação:

Das 12h às 17h: Feira de zines, quadrinhos e pequenas editoras
A feira livre para venda e distribuição de fanzines, livros, produções independentes e livros de artistas acontecerá paralelamente à mesa de debate Quadrinhos na Rave. Entre as presenças confirmadas estão: publicação de experimentação gráfica e textual com a linguagem “Carta de Intenção” (dos integrantes: Gustavo Colombini, Leonardo Araújo, Ana Luisa Lima, Jaime Lauriano e Maíra Dietrich), editora e livraria especializada em livro de artista “Sarau Visual”, projeto interdisciplinar focado na produção, pesquisa e fomentação de cultura radical e alternativa “Ugra Press”, livraria especializada em quadrinhos e graphic novels “Monkix” e Editora Patuá.

15h: Mesa Quadrinhos na Rave
Conversa com Gabriel Bá, Fábio Moon e Ronaldo Bressane sobre a produção de histórias em quadrinhos no Brasil hoje, a relação entre artistas, edições alternativas, editoras comerciais e o mercado, os principais desafios do processo criativo e o crescente interesse pelo gênero na educação, como ferramenta pedagógica.

17h: Lançamento do livro “O Jardim das Resistências – Uma história da Casa das Rosas”
Fruto de ampla pesquisa e uma longa série de entrevistas realizada pela jornalista Ana Maria Ciccacio, a edição conta a história da Casa das Rosas, desde sua origem no processo de formação da avenida Paulista, na década de 1930, como projeto do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, até se tornar o espaço de criação e difusão de literatura com presença marcante no cenário cultural da cidade.

18h30: Apresentação Musical “Encuentro”
No Projeto “Encuentro”, o duo formado por Caroline Blumer e Hevaldo Souza traz aos olhos e aos ouvidos do público uma maneira diferenciada de relacionar-se com o piano e com a voz. Influenciados pelo Jazz, pela Música Popular Brasileira e pela Música de Câmera, a dupla apresenta de uma forma divertida e envolvente um belo repertório com pitadas generosas de improvisação, criatividade e uma sonoridade extremamente peculiar. Neste som tudo se encontra, a voz e o piano, os diversos sons e estilos musicais, o público e a música, composições inéditas e novas leituras de grandes clássicos como “A night in Tunísia”, de Dizzy Gillespie, e “Saudade da Bahia” de Dorival Caymmi. Tudo é música, vida, movimento, “Encuentro”.

20h: Apresentação Vídeo Mapping
Uma das intervenções artísticas mais ousadas da cena contemporânea, o Vídeo Mapping é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Dessa forma democrática e interativa, pode-se dizer que há uma reconstrução do espaço real por meio da adição do espaço virtual. A Oficina Cultural Alfredo Volpi, em parceria com a Casa das Rosas, coloca esta técnica a serviço da CALIGRAFIA e do conteúdo do poeta Edgard Braga, e juntamente “re-desenha” a icônica estrutura desta construção de 1935 em plena avenida Paulista.

20h15: Braga-Lume – Recital em homenagem a Edgar Braga
O evento dedicado a Edgard Braga contará com o lançamento do livro A transmutação metalilnguística na poética de Edgard Brag (Ateliê Editorial, 2013) de Beatriz H. R. Amaral, e também com leituras, oralizações, mesa, projeções, performances e as presenças de Omar Khouri, Arnaldo Antunes, Cid Campos, Beatriz H. R. Amaral, Tadeu Jungle, Lúcio Agra, E. M. de Melo e Castro e Fábio Vietnica.

22h: Saraokê
No Saraokê, o diretor da Casa das Rosas, Frederico Barbosa, apresenta e convida o público para recitar poemas com um fundo musical criado na hora por músicos convidados. É uma ousada e divertida experiência de improvisação coletiva. Tudo isso entremeado por inserções poéticas dos apresentadores.

0h: Grupo Madcap
O MadCap é um projeto paralelo de Rafa Ferrer, nome importante na cena musical independente. A mistura de estilos e as experimentações musicais produzidas pelo MadCap permitem que o grupo tenha uma musicalidade ousada e autêntica. O conceito do grupo é fazer uma fusão musical entre o som do rock e o beat eletrônico. Para tanto, criou um repertório com algumas músicas próprias, além de releituras de músicas eletrônicas em versão rock e vice versa.

Rave Cultural 2013 – Caligrafias
Dia 14 de dezembro das 10h às 0h

Serviço
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço:
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Quando: Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Informações: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.

Deixe seu comentário