Série ‘Musica no MASP’ recebe recital de piano com Maurícy Martin e Nathália Kato

A programação musical de São Paulo tem desde 2007 uma saborosa série gratuita de concertos e shows de música instrumental. Idealizada e realizada pela Art Invest, a série Música no MASP tem suas apresentações realizadas sempre às terças-feiras, às 12h30, no Grande Auditório do MASP.

O público primário do projeto é o grande número de pessoas que circula cotidianamente no horário de almoço pela Avenida Paulista, um fluxo estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas por dia. Mas a série atrai também os paulistanos apaixonados pela boa música, bem como um crescente número de turistas que vêm à capital para visitas ao Museu.

Piano a quatro mãos – Depois do concerto de abertura da temporada, com a orquestra de câmara argentina Camerata Bariloche, a série Música no MASP prossegue na terça 17 de Abril com um recital a quatro mãos pelos pianistas Maurícy Martin & Nathália Kato.

Maurícy Martin, músico veterano, destaca-se na cena brasileira por sua atuação como pianista e por seu trabalho pedagógico, focado na formação de jovens pianistas. Graduado pela Indiana State University, obteve na Escola de Música da mesma universidade o título de Mestre em Piano e na Boston University o título de Doutor em Música. Desde 1985 é professor de piano no Departamento de Música da UNICAMP.

A jovem paraense Nathália Kato é bacharel em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e no período 1992-1995 realizou estudos musicais no Japão. De volta a Belém, sua cidade natal, ingressou no Conservatório Carlos Gomes. Atualmente cursa o Mestrado em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação de Maurícy Martin e co-orientação de Ricardo Ballestero (USP).



Maurícy e Nathália vêm se dedicando a recitais comentados de piano a quatro mãos, de caráter didático, buscando destacar a importância e o valor do gênero. O programa tem três peças:

Sonata KV 381, de Mozart (obra de 1772, em três movimentos), originalmente escrita para quatro mãos e marcada por características sinfônicas bastante recorrentes, reflexo da intensa produção sinfônica do periodo.

Fantasia op. 103, de Schubert (em quatro movimentos, escrita para quatro mãos em 1828), considerada umas das mais importantes obras do compositor, não apenas para o gênero, como também de toda sua produção pianística. De caráter melancólico, a obra contém uma linha melódica pontuada que é reminiscente do estilo húngaro.

Fecha o recital Congada, de Francisco Mignone. É uma transcrição para piano a quatro mãos do bailado do 2º ato de “O Contratador de Diamantes”, primeira ópera do compositor, obra escrita na Itália em 1921.

Serviço

Série Música no MASP

Sempre às terças-feiras, 12:30 horas

17 de Abril

Maurícy Martin & Nathália Kato

Piano a Quatro Mãos

Programa:

Mozart, Sonata KV 381

Schubert, Fantasia op. 103

Francisco Mignone, Congada

Onde: MASP (Grande Auditório, 374 lugares)

Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, tels. 3266-3645 e 3266-3569

Quanto: Entrada Franca

Retirada de ingressos na bilheteria do museu

Duração: 60 min.

Indicação etária: Livre para todos os públicos



2 Comentários

  1. José Alves 16 de abril de 2012
    • Encontra Bela Vista 25 de abril de 2012

Deixe seu comentário