Conjunto Nacional na Bela Vista

Conjunto Nacional na Bela Vista

O Conjunto Nacional na Bela Vista, é um dos mais importantes centros comerciais e culturais da cidade de São Paulo.

Ele ocupa uma quadra delimitada pela Avenida Paulista, Rua Augusta, Alameda Santos e Rua Padre João Manoel, reúne em um só lugar diversas opções de lazer, comércio e serviços.


Estrutura

O projeto é de autoria do arquiteto David Libeskind e caracteriza-se por ser um dos primeiros grandes edifícios modernos multifuncionais implantados na cidade de São Paulo.

O complexo caracteriza-se pela mistura de diferentes usos em uma mesma estrutura urbana: verificam-se no Conjunto Nacional os usos residencial, comercial, serviços e lazer.

A relação entre os usos coletivos - comércio, lazer - e os usos privados - residências - dá-se pela composição entre duas lâminas: na lâmina horizontal, a qual ocupa toda a quadra na qual se implanta o edifício -, encontra-se uma galeria comercial e na lâmina vertical, a qual ocupa apenas uma parte da projeção do terreno, encontram-se os apartamentos.

O Conjunto Nacional apresenta restaurantes, escritórios e outros tipos de estabelecimentos de comércio e prestação de serviços, além da Livraria Cultura. Abrigou por muitos anos o Cine Astor e o Restaurante Fasano.

Em 2005, a edificação foi tombada pelo Condephaat, o conselho estadual de defesa do patrimônio histórico e arquitetônico.

História do Conjunto Nacional

O conjunto começou a ser construído em 1952, após a decisão do empresário judeu argentino José Tjurs de edificar uma grande construção na Avenida Paulista - a qual, até então, possuía caráter predominantemente residencial.

A galeria proposta no Conjunto Nacional transformou-se em um paradigma arquitetônico para projetos de edifícios similares na área central de São Paulo durante a década de 1950.

Foi inaugurado em 1956, como o primeiro shopping center da América Latina.

Sua intenção era reunir em um mesmo prédio hotel e centro comercial. No final dos anos 50, como a prefeitura não permitiu a construção do hotel no local, foram executadas algumas modificações no projeto original de David Libeskind.

Complexo Cultural Livraria Cultura no Conjunto Nacional

Dentro do Conjunto Nacional hoje temos um leque de opções culturais. O principal pólo é a Livraria Cultura com seus 4.300 metros quadrados de área distribuídos por três pisose e seu acervo gigantesco com mais de 2,5 ml títulos distribuídos entre literatuva, música e arte.

Leia mais sobre a Livraria Cultura: http://www.encontrabelavista.com.br/bela-vista/livraria-cultura-no-conjunto-nacional.shtml

É situado também, dentro da própria Livraria Cultura, o Teatro Eva Hertz com capacidade para 166 pessoas.

Ainda dentro do Conjunto Nacional é localizado o Cine Livraria Cultura com duas salas de cinema, onde ambas integram o Circuito Cinearte de exibição, de Adhemar Oliveira e Leon Cakoff.

Horário de Funcionamento do Conjunto Nacional:

Conjunto Nacional na Bela Vista
Endereço: Avenida Paulista 2073 - Bairro Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3179-0000

Site Oficial: www.ccn.com.br



  Sobre o EncontraBelaVista
Fale com EncontraBelaVista
Anuncie no EncontraBelaVista
Cadastre sua Empresa no EncontraBelaVista (grátis)



Termos EncontraBelaVista | Privacidade EncontraBelaVista


Bandeira da cidade de São Paulo